-
-
-
Pato Branco - PR
Pato Branco - PR
Em busca de uma vida financeira estável e saudável, é importante citarmos a reserva de emergência, como um salva-vidas em um mar de incertezas. A reserva de emergência tem sido muito subestimada por sua importância, mas continua tendo um papel fundamental para a construção de uma base financeira sólida e como um colchão para enfrentar situações inesperadas.
Nesse blog, vamos explorar juntos a importância de construir uma reserva de emergência e como ela pode ser a diferença entre uma sobrevivência e o naufrágio financeiro em tempos de mares agitados.
O que é a reserva de emergência?
Em termos simples, a reserva de emergência é um valor em dinheiro reservado para lidar com imprevistos financeiros, como as despesas médicas, reparos de emergência, perda de emprego e outras situações delicadas. Essa reserva normalmente é mantida em contas e/ou investimentos que possuem um acesso fácil e um resgate rápido, devendo ser suficiente para cobrir no mínimo de 6 a 12 meses de despesas mensais.
Qual a importância da Reserva de Emergência?
1º Proteção contra o inesperado
Imprevistos podem ocorrer a qualquer momento e uma reserva de emergência fornecerá uma rede de segurança financeira que nos protegerá como investidores destes eventos inesperados.
2º Redução do estresse financeiro
A preocupação com as finanças é um grande fator de estresse para muitas pessoas, mas ter uma reserva de emergência adequada pode reduzir esse estresse financeiro, proporcionando uma sensação de segurança e tranquilidade.
3º Evitar dívidas
Ao não ter uma reserva de emergência você pode ficar à mercê de cartões de crédito ou empréstimos/créditos para conseguir enfrentar a situação, porém pode resultar em dívidas acumuladas, com juros altos e gerando uma dificuldade para sair desse ciclo de dívida.
4º Decisões financeiras
A reserva de emergência proporciona a sensação de segurança que influencia positivamente nas decisões financeiras, pois estaremos menos propensos a tomar decisões precipitadas em momentos de crise, pois teremos recursos disponíveis para enfrentar esse desafio sem comprometer a estabilidade financeira.
Construindo minha reserva de emergência
Pode parecer uma tarefa assustadora, mas é um passo fundamental para trazer uma segurança financeira para seu futuro e se proteger de situações inesperadas.
1º Estabeleça metas: Inicie definindo o valor de objetivo da sua reserva de emergência com base nas suas despesas mensais, você pode multiplicar as suas despesas, por exemplo, 6 meses e esse valor total será a sua reserva de emergência.
2º Crie um orçamento: Faça uma análise das suas finanças mensais e identifique áreas onde você pode reduzir seus gastos para poder alocar parte desses recursos na sua reserva de emergência.
3º Automatize as Economias: Deixe uma transferência automática mensal para a sua conta da reserva de emergência, logo que receber o salário irá para a sua reserva e isso ajudará a garantir que você está contribuindo para sua reserva, mesmo sendo uma quantia pequena de primeiro momento.
4º Não mexa na sua reserva: Sua reserva é exclusivamente para as emergências reais, não gaste-a com itens não essenciais ou de luxos, a menos que seja necessário.
Conclusão:
A reserva de emergência tem um conceito simples, mas não deve ser subestimada, pois é um alicerce sobre o qual será construída a sua vida financeira de forma estável e segura.
Não adie e comece hoje mesmo a construir a sua reserva de emergência, dê um passo ao início da sua estabilidade financeira.