-
-
-
Pato Branco - PR
Pato Branco - PR
As crianças e o dinheiro parecem estar em dois pólos opostos; entretanto, na verdade, uma das escolhas mais sábias que os pais podem fazer é iniciar cedo a educação financeira. Ensinar às crianças os conceitos básicos de finanças não só as equipa com competências sobre como gerir bem o dinheiro no futuro, mas também como ajuda a desenvolver habilidades como, disciplina, responsabilidade, diminuir o imediatismo, planejamento e decisões inteligentes.
Inserir ensinamentos sobre finanças durante a infância faz uma enorme diferença ao longo da vida adulta de qualquer pessoa. No Brasil, é evidente que a educação financeira no currículo escolar básico é irrisória, sendo boa parte do aprendizado nesse tema ocorre no ambiente familiar ou somente depois que se atinge a vida adulta. De acordo com a Pesquisa Nacional de Educação Financeira do Brasil, realizada em 2018 pelo Banco Central do Brasil, apenas 32% dos brasileiros entre 18 e 24 anos afirmaram possuir algum conhecimento em finanças pessoais.
Mas surge a dúvida: como podemos começar a ensinar nossos filhos sobre educação financeira? Existem várias maneiras de colocar essa educação em prática, que incluem brincadeiras, incentivo em tarefas domésticas, mesada e introdução de conceitos importantes durante esse processo e atividades extracurriculares.
1. Aprendendo Brincando:
Uma das maneiras mais eficazes de introduzir o conceito de finanças para crianças é através de atividades práticas e jogos. Existem vários jogos que ajudam a desenvolver raciocínio financeiro como:
Banco imobiliário
Dia da Mesada (turma da mônica)
Jogo da Mesada
Monopoly
Além disso, envolver as crianças em discussões sobre gastos familiares e o valor do dinheiro pode ajudá-las a entender melhor as decisões financeiras cotidianas.
2. Valor do Trabalho e da Poupança:
Outra estratégia importante é ensinar o valor do trabalho e da poupança. Incentivar as crianças a realizar pequenas tarefas domésticas em troca de uma pequena quantia de dinheiro pode ensinar sobre a relação entre trabalho e recompensa, bem como a importância de economizar para alcançar objetivos de longo prazo.
Aqui, faremos um introdução de como associar tarefas a mesada/recompensa, sendo:
Atividades/Tarefas: São uma excelente maneira de ensinar sobre a responsabilidade, um exemplo, criar uma lista de tarefas/atividades para serem realizadas em casa, como arrumar o quarto, lavar a louça, cuidar do animal de estimação e vinculá-los a mesada como um formato de recompensa (pagamento pelo trabalho);
Recompensas/Consequências: As recompensas e consequências devem ser explicadas à criança para que ela entenda que as suas ações possuem um impacto financeiro.
Valores: Encorajando a reflexão sobre os valores fundamentais, essas tarefas oferecem uma oportunidade valiosa para entender a importância do trabalho e da responsabilidade. Elas nos lembram que contribuir em casa vai além da busca por uma recompensa financeira; é sobre cultivar a generosidade e a gratidão, reconhecendo que ajudar nas tarefas domésticas pode ser retribuído de diversas maneiras além do dinheiro.
4. Explorando Novas Fronteiras na Educação Financeira: Parceria com a Safe Educação Financeira.
Além das estratégias familiares, uma maneira eficaz de educar as crianças sobre finanças é através de atividades extracurriculares oferecidas por instituições especializadas, como a Safe Educação Financeira. Escola dedicada à educação financeira para crianças, adolescentes e jovens oferece uma variedade de programas e atividades projetados especificamente para ensinar habilidades financeiras de forma acessível e envolvente.
Ao participar dessas atividades extracurriculares, as crianças têm a oportunidade de aprender sobre orçamento, poupança, investimento e muito mais, tudo em um ambiente seguro e adaptado à sua faixa etária. Através de jogos, simulações e discussões em grupo, os alunos são capacitados a tomar decisões financeiras informadas desde cedo.
Além disso, nossa parceria com a Safe Educação Financeira proporciona aos pais uma oportunidade valiosa de enriquecer a educação financeira de seus filhos. Entre em contato conosco para descobrir quais escolas estão colaborando conosco e como você pode participar dessa iniciativa."
Em resumo, educar as crianças sobre finanças desde cedo pode ser uma das melhores decisões que os pais podem tomar para prepará-las para o futuro. Ao introduzir conceitos financeiros de maneira prática e envolvente, os pais podem ajudar a equipar seus filhos com as habilidades necessárias para uma vida financeira saudável e bem-sucedida.